PUBLICIDADE
Notícias

Itália espera austeridade fiscal em outros países

13:15 | 12/10/2012
A austeridade fiscal que pressiona o crescimento na Europa era inevitável e deve logo ser seguida por medidas semelhantes em outras partes do mundo, afirmou o ministro da Economia da Itália, Vittorio Grilli, nesta sexta-feira.

"A Europa está, de alguma forma, à frente de muitos em termos de consolidação fiscal", disse Grilli, em discurso no Instituto de Finança Internacional, em Tóquio. "Outros países terão de começar".

Os Estados Unidos e o Japão têm os maiores déficits orçamentários, embora oficiais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) tenham incitado estes países a não adotarem ações abruptas, uma vez que isso iria pressionar ainda mais uma economia global em desaceleração. Grilli citou a Itália enumerando que o governo tecnocrático estava "utilizando a crise para transformar o país em um mais bem-sucedido"

Segundo Grilli, um orçamento equilibrado em 2013 é e irá permanecer como a principal agenda do governo. Austeridade enfraqueceu o crescimento econômico, mas este é o "preço necessário para um futuro mais brilhante", afirmou. A "tarefa (da Itália) não está finalizada, mas a agenda política é clara", citou. A Itália tem eleições gerais em abril próximo. As informações são da Dow Jones.

TAGS