PUBLICIDADE
Notícias

Governo acionará Centurion por fechamento de Viracopos

19:39 | 19/10/2012
O governo processará a Centurion pelos danos causados pelo avião aeronave que interrompeu os voos do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), por quase dois dias, informou nesta sexta-feira o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt. De acordo com Bittencourt, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), em conjunto com a Advocacia-Geral da União (AGU), cobrará uma indenização pelos prejuízos materiais causados pelo fechamento do aeroporto, estimados em R$ 3 milhões. O valor pode aumentar, uma vez que os valores referentes aos danos morais causados pelo episódio ainda não foram calculados.

Além da indenização cobrada pela Infraero, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aplicará uma multa de pelo menos R$ 2,8 milhões por causa das falhas no procedimento de retirada do aparelho da pista e pelos prejuízos causados aos passageiros. O aeroporto ficou fechado desde as 19h55 de sábado (13) até as 17h35 da segunda-feira (15). No período, 235 partidas e 260 chegadas foram canceladas. "Houve um atraso considerável, muito maior que o necessário do ponto de vista do governo", afirmou.

O ministro disse que o governo monitorou toda a operação de retirada do avião e avaliou que não era possível reabrir o aeroporto enquanto a aeronave não fosse removida da pista. "O importante era que a segurança fosse mantida e que tivéssemos a certeza de que as pessoas estavam seguras. Por isso, todos os órgãos decidiram que não era possível reabrir o aeroporto e permitir voos enquanto o avião não fosse retirado da pista", afirmou.

Bittencourt disse ainda que o governo decidiu reavaliar e aperfeiçoar procedimentos e normas operacionais do setor após o episódio para traçar planos de contingência futuros. "Estamos fazendo muitas discussões e reuniões técnicas que vão levar a aperfeiçoamentos constantes. Acidentes acontecem, infelizmente, mas servem para que tiremos experiências e aperfeiçoamentos disso", afirmou. "O governo trabalha sempre pela qualidade do serviço prestado ao cidadão e pela segurança operacional. É fundamental melhorar a qualidade do serviço ao cidadão, mas a segurança deve ser garantida."

TAGS