PUBLICIDADE
Notícias

Fusões e aquisições no ano chegam a 590 até setembro

12:37 | 24/10/2012
As fusões e aquisições (M&A, na sigla em inglês) anunciadas entre janeiro e setembro deste ano chegaram a 590, segundo relatório da PricewaterhouseCoopers (PwC). Isso representa o maior volume de negócios na série histórica, iniciada em 2002, com crescimento de 5,4% em relação a igual período do ano passado.

Segundo a PwC, as atividades de M&A se mostram relativamente estáveis. De acordo com o documento, ao longo deste ano houve picos positivos, como as 88 transações registradas em maio, decorrentes das mudanças regulamentares estabelecidas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Por outro lado, o número de transações estão caindo nos últimos meses e registrou em setembro o menor volume de atividade do ano, com 57 operações anunciadas.

"Ao contrário do ano de 2010, onde obtivemos padrões irregulares no volume de transações no ano, 2012 se mostra positivo para o mercado de M&A, ao apresentar-se estável ao longo do período", disse a PwC, no relatório. "Esta maior estabilidade, fortemente suportada por movimentos em diversos setores da economia, permitiu serem atingidas as 590 transações anunciadas entre janeiro e setembro de 2012."

Ainda conforme a consultoria, houve crescimento de 21% nas participações estrangeiras verificadas nas transações de M&A até setembro deste ano, saltando de 194 em 2011 para 235 em 2012. Quanto aos grupos nacionais, houve redução de 1,4% no volume de compra de participações majoritárias ou minoritárias, para 281 transações. "Os grupos nacionais perdem espaço cada vez mais saliente para investidores estrangeiros, que enxergam o Brasil como um porto seguro e oportunidade de crescimento diante do panorama internacional", disse a PwC.

A participação de grupos nacionais nas fusões e aquisições nos nove meses deste ano até setembro representam 54% do total, enquanto os estrangeiros ficaram com 46% das transações.

TAGS