PUBLICIDADE
Notícias

FecomercioSP diz que patamar da Selic está no limite

20:29 | 10/10/2012
A avaliação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é de que decisão do Banco Central de reduzir 0,25 ponto porcentual da taxa Selic, para 7,25% ao ano, foi positiva. Para a entidade, o patamar da taxa básica de juros pode estar próximo ao limite, pois o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) está próximo de 5,5% ao ano.

A FecomercioSP avalia que, com o nível atual da taxa de juros, o País pode continuar crescendo sem correr o risco de impulsionar a inflação. Novos cortes, segundo a entidade, poderiam obrigar o BC a voltar a elevar a Selic no próximo ano.

O corte de 0,25 ponto porcentual, anunciado nesta quarta-feira pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, significará uma economia de até R$ 5 bilhões para o governo, de acordo com a assessoria técnica da entidade.

"Mais importante do que continuar com a queda da Selic, no momento, são as ações que o governo tem tomado para pressionar a retração dos juros ao consumidor final. Ação que tem estimulado por meio da concorrência entre os bancos públicos, onde o governo tem poder para definir uma taxa de juros menor, e os bancos privados", diz a nota da entidade. Para a FecomercioSP, o movimento deve alavancar a capacidade de consumo das famílias e, ao mesmo tempo, reduzir o nível de inadimplência.

ACSP

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) avalia que o corte é consistente com o cenário de incertezas externas e com o nível de atividade moderada.

"Acreditamos que a economia possa crescer a taxas mais elevadas em 2013", disse o presidente da ACSP, Rogério Amato, em nota distribuída à imprensa.

TAGS