PUBLICIDADE
Notícias

Expansão industrial foi a mais global em 29 meses

12:04 | 02/10/2012
O crescimento da indústria brasileira foi o mais disseminado desde março de 2010, segundo os cálculos da LCA Consultores. Segundo a consultoria, o índice de difusão da expansão na indústria em agosto ficou em 74,1%, na série dessazonalizada, e representa a taxa mais elevada em 29 meses. A taxa supera a média do mês anterior (48,15%) e também a média histórica de 54,2%, considerando um intervalo entre 1991 e 2011.

Na manhã desta terça-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a produção industrial cresceu 1,5% em agosto ante julho, um resultado que ficou abaixo da mediana das expectativas dos analistas consultados pelo AE Projeções, que era de 2,00%. No comparativo de agosto com julho, 20 dos 27 setores investigados apontaram expansão.

Segundo a consultoria, a expansão foi bastante espraiada, mostrando que a reação não mais se concentra apenas nos setores beneficiados nos últimos meses com reduções de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), como o automotivo e o de linha branca.

Para os próximos meses, a LCA tem perspectiva positiva, destacando que a sondagem industrial da Fundação Getúlio Vargas apresentou situação relativamente equilibrada para a indústria de transformação. Divulgada no dia 26, a sondagem de setembro mostrou que a indústria de transformação já conseguiu, em geral, normalizar seu nível de estoque de produtos.

Mas há alguns fatores que podem afetar o resultado da produção de setembro, entre eles o fato de o mês ter uma quantidade menor de dias úteis em relação a agosto. Além disso, o ritmo de vendas de caminhões e ônibus continua preocupando.

TAGS