PUBLICIDADE
Notícias

Espanha considera pedir linha de crédito do ESM

11:39 | 16/10/2012
A Espanha está avaliando a possibilidade de pedir uma linha de crédito do fundo de resgate da União Europeia (UE), o Mecanismo de Estabilidade Europeu (ESM, na sigla em inglês), afirmou ontem uma autoridade sênior do Ministério das Finanças espanhol, fornecendo os primeiros detalhes do plano do país para buscar ajuda externa e combater a crise interna, segundo o Wall Street Journal.

O oficial disse à imprensa internacional que a Espanha está buscando apoio dos parceiros da zona do euro para ir em frente com o pedido de um pacote de ajuda. O governo, no entanto, não sabe se o apoio será unânime por causa de preocupações de que a tensão nos mercados com a estabilidade do euro possa se espalhar para a Itália, que também está muito endividada, segundo ele.

Essa foi a indicação mais clara de como o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, deverá proceder, após meses de incertezas entre investidores e autoridades por toda a Europa. A preocupação é que, sem a ajuda da UE, os custos de financiamento da Espanha subam a níveis insustentáveis, ameaçando a estabilidade da moeda comum europeia.

A Espanha tem estudado como usar os novos recursos de combate à crise da Europa desde que o Banco Central Europeu (BCE)anunciou, no mês passado, sua disposição de auxiliar economias problemáticas da zona do euro comprando quantidades ilimitadas de títulos soberanos no mercado secundário. As informações são da Dow Jones.

TAGS