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Economia entre supermercados em Fortaleza pode chegar a R$ 737 ao ano

07:46 | 22/10/2012
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Atualizada às 9h35

O consumidor de Fortaleza pode economizar, em um ano, R$ 737 se optar por comprar no super-mercado mais barato. Esse é um dos dados que estão em pesquisa feita pela Associação de Consumidores ProTeste em supermercados de 20 cidades de 14 estados. A pesquisa forma o Guia de Preços de Supermercados, elaborado pela ProTeste pelo oitavo ano consecutivo.

Na capital cearense, o valor corresponde à diferença entre o supermercado com preços mais caros (Pão de Açúcar – Av. Washington Soares, 4.040) e o estabelecimento com menores preços (Atacadão – Av. Sen. Carlos Jereissati, 3.001).

São Paulo foi a cidade onde a associação encontrou a maior diferença entre o supermercado mais barato e o mais caro (1.706,20). A cidade onde a diferença ficou menor foi Niterói (R$ 153,56), no Rio de Janeiro.

O levantamento de preços foi feito com base em uma cesta composta por 104 produtos com marcas líderes de venda, encontrados nas categorias mercearia, higiene e limpeza, perecíveis, hortifruti, entre outras. A ProTeste também pesquisou cesta com 90 produtos, com as marcas mais baratas encontradas no estabelecimento. Nesse caso, foram excluídos carne, frutas, verduras e legumes.

No caso da segunda cesta, a maior diferença de preços foi encontrada em Salvador, com economia anual que pode chegar a R$ 1.684,34. A menor diferença foi em Niterói (R$ R$ 222,46).

Pesquisa realizada

A pesquisa da ProTeste foi feita com ajuda de empresas juniores. O levantamento atingiu 1.196 pontos de venda, distribuídos entre hipermercados, supermercados, hard discount, lojas de conveniência e mercados virtuais, totalizando cerca de 230 mil preços recolhidos e analisados. Segundo a associação, os pesquisadores agiram como consumidores comuns à procura dos menores preços.

A ProTeste explicou que a escolha dos locais de abrangência da pesquisa respondem por 90% do faturamento de supermercados de todo o país, segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). “E, em virtude de possíveis deslocamentos do consumidor em busca de melhores preços, em alguns estados também pesquisamos, além das capitais, outras cidades em destaque. Foi o caso de Pernambuco, onde visitamos Olinda e Jaboatão dos Guararapes”, informou.

A escolha dos estabelecimentos visitados foi feita com base em dados do ranking de faturamento do setor de autosserviço disponibilizado pela Abras em 2012. Segundo a ProTeste, nesse ranking estão as 500 maiores empresas do segmento que respondem atualmente por 75% do volume de vendas. “E por alguns mercados com forte presença nas regiões localizadas, retratados pela nossa equipe de pesquisadores, independentemente do seu faturamento anual”, acrescentou. As informações são da Agência Brasil.

Redação O POVO Online

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