PUBLICIDADE
Notícias

Desenvolvimento econômico em SP perde para 25 cidades

12:49 | 10/10/2012
A cidade de São Paulo piorou sua pontuação em estudo da empresa de consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC) sobre desenvolvimento econômico e social em 2012 na comparação com o ano passado e, por causa disso, caiu para penúltimo lugar no ranking de 27 metrópoles globais. A capital paulista, segundo o estudo Cidades de Oportunidade 2012, divulgado nesta quarta-feira, só fica à frente da cidade indiana de Mumbai e perde para outras metrópoles emergentes como Johannesburgo (25.º lugar), Istambul (24.º), Buenos Aires (23.º) e Cidade do México (21.º). Nova York segue na liderança do ranking, com 1.112 pontos, mais do que o dobro da pontuação conquistada pela cidade brasileira (527).

São Paulo viu sua pontuação cair em sete dos dez critérios analisados, muitos deles de grande importância para a realização de eventos internacionais como a Copa de 2014. Em transporte e infraestrutura, por exemplo, a capital paulista novamente só aparece à frente de uma metrópole, a sul-africana Johannesburgo. A pontuação nesse critério caiu de 28 pontos no estudo anterior para 22 no levantamento divulgado nesta quarta-feira

São Paulo também apresentou desempenho pior em 2012 nos quesitos influência econômica, prontidão tecnológica, saúde e segurança, demografia e qualidade de vida, sustentabilidade e estilo de vida.

Melhoras foram observadas apenas em capital intelectual e inovação, facilidade em fazer negócios e custo de vida. O avanço, no entanto, foi insuficiente para tirar a metrópole brasileira das últimas colocações - nesses critérios, São Paulo ocupa, respectivamente as 24.ª, 21.ª e 25.ª posições.

O ranking do estudo analisa 60 itens que compõem os dez indicadores. A soma máxima é 1.620 pontos. No ano passado, eram 66 itens. Além disso, no Cidades de Oportunidade 2011, a PWC analisou 26 cidades, enquanto neste ano foram 27.

TAGS