PUBLICIDADE
Notícias

Correção: ANP: produção de petróleo cai 2,2% em agosto

18:50 | 03/10/2012
A nota enviada anteriormente contém uma incorreção. No segundo parágrafo, a ANP corrigiu a queda da produção do pré-sal de 6% para 2,7%. Segue texto corrigido:

A produção média de petróleo do Brasil em agosto foi de aproximadamente 2,006 milhões de barris por dia (b/d), queda de 2,2% na comparação com agosto de 2011 e de 0,8% em relação ao mês anterior, informou nesta quarta-feira a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O resultado só não foi pior por causa do aumento da produção de gás no mês.

A produção média do pré-sal também caiu, 2,7%, em relação ao mês anterior. Mesmo assim, ficou acima de 200 mil barris de óleo equivalente/dia (boe/d), resultado que só perde para o de julho.

A produção média do pré-sal em agosto foi de 203,2 mil boe/d, sendo 168,6 mil b/d de petróleo e 5,5 milhões de m3 de gás natural. A produção foi oriunda de 10 poços localizados nos campos de Jubarte (1), Lula (5), Caratinga e Barracuda (1), Marlim Leste (1), Marlim e Voador (1) e Barracuda (1). Desses dez poços, sete estão entre os 30 maiores produtores, com destaque para o Campo de Lula.

Já a produção de gás teve aumento de 7,4% na comparação com o mesmo mês do ano passado e de 0,7% se comparada com julho. A queima de gás natural teve redução de 21% em relação a agosto de 2011 e ficou estável na comparação com o mês anterior, informou a ANP.

O Campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos, foi o de maior produção de petróleo e o segundo maior produtor de gás natural, totalizando 312,8 mil boe/d. Segundo a ANP, dos 20 maiores campos produtores de petróleo e gás natural, dois são operados por empresas estrangeiras: Statoil (Peregrino) e Shell (Ostra). Os campos da Petrobras responderam por 93,8% da produção de petróleo e gás natural no mês passado.

Cerca de 91% da produção de petróleo e 76,5% da produção de gás natural foram explorados de campos marítimos. O grau API médio do petróleo produzido em agosto foi de aproximadamente 24º.

TAGS