PUBLICIDADE
Notícias

Comércio deve contratar mais em 2012, aponta CNC

11:49 | 08/10/2012
Os empresários do comércio aumentaram a intenção de contratação de funcionários em setembro, informou nesta segunda-feira a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A alta foi de 3,9% em relação a agosto, movimento já esperado devido à aproximação do fim do ano. Entretanto, também houve avanço em relação a igual período de 2011, de 2,2%, o que indica que o setor pode contratar ainda mais trabalhadores neste fim de ano do que ocorreu em 2011.

"A expectativa é de aumento nas contratações", afirmou Izis Ferreira, economista da CNC, que atribui o aumento na intenção de geração de vagas à evolução positiva do mercado de trabalho nos últimos meses somada aos incentivos do governo federal à atividade econômica.

Izis ressaltou ainda que a avaliação do empresário do comércio sobre os níveis atuais dos estoques melhorou 4,1% em relação ao igual período do ano passado. Na comparação com agosto, o indicador teve recuo de 1,2%, mas o movimento foi considerado estável pela CNC.

"Houve um aumento na fatia dos empresários que considera adequado o nível atual dos estoques adequado. O montante saiu de 63% em agosto para 65,2% em setembro", disse a economista.

Os indicadores sobre geração de vagas e estoques compõem o indicador de Investimentos do Empresário do Comércio, que aumentou tanto na comparação com agosto (1,6%) quanto em relação a setembro de 2011 (0,5%). O Índice de Confiança do Empresário do Comércio avançou 2,2% em setembro ante agosto. Em relação a setembro do ano passado, houve queda de 3,2%.

TAGS