PUBLICIDADE
Notícias

China prevê expansão de 7,8% da economia em 2012

10:55 | 12/10/2012
O vice-presidente do Banco do Povo da China (PBoC, o BC chinês), Yi Gang, defendeu a administração da economia chinesa feita pelo BC e previu que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) ficará em torno de 7,8% este ano. Em 2011, a expansão fora de 9,20%

O vice-presidente do PBoC lidera a legação chinesa presente na reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Tóquio, após o presidente da instituição, Zhou Xiaochuan, ter deixado o cargo aparentemente devido às tensões entre a China o Japão por causa de disputas por ilhas.

Yi Gang afirmou que a China adotou um pacote com uma série de medidas deste o verão para dar suporte ao crescimento, que estão focadas em projetos de investimentos que vão melhorar a vida da população. Ele previu que os resultados dessas medidas vão começar a aparecer no quarto trimestre. O vice-presidente também reiterou que a taxa de câmbio do yuan está próxima da taxa de equilíbrio, embora ele tenha dito que "ninguém sabe realmente qual é o nível de equilíbrio."

O PBoC "reduziu dramaticamente" as intervenções no mercado de câmbio, com as evidências de acumulo nas reservas em moeda estrangeira, afirmou Yi.

Empréstimo

As instituições financeiras da China concederam 623,2 bilhões de yuans (US$ 99 bilhões) em novos empréstimos bancários em setembro, o que representou uma queda de 11% em relação ao montante de agosto (US$ 703,9 bilhões de yuans), segundo dados divulgados pelo BC chinês.

O resultado ficou abaixo da previsão dos economistas, que projetavam concessões de 665 bilhões de yuans, de acordo com pesquisa feita junto a 15 economistas pela agência Dow Jones. Ainda assim, os analistas afirmaram que outras formas de crédito atenuam as cifras fracas apresentadas pelo BC chinês.

"Eu não diria que a liquidez está apertada", ponderou o economista do HSBC, Ma Xiaoping, referindo-se ao número ruim. "Apenas significa que os canais de financiamento das empresas estão se expandindo", avaliou.

O financiamento social amplo, uma métrica mais abrangente sobre crédito, subiu significativamente em setembro, atingindo 1,65 trilhão de yuans, de 1,24 trilhão de yuans, de acordo com os dados do BC chinês. O financiamento social é um dado relativamente novo sobre o ritmo de crédito na economia chinesa e foi elaborado para capturar os empréstimos concedidos fora do sistema bancário. O dado inclui empréstimos em yuans e também em moedas estrangeiras, assim como bônus corporativos, ofertas de ações e outras modalidades.

O dado de empréstimos abre uma série de indicadores importantes da economia chinesa que sairão nas próximas horas e dias. Na noite desta sexta-feira, a China divulga o resultado de sua balança comercial. No domingo, serão apresentados dados de inflação ao consumidor e produtos, além de cifras do investimentos estrangeiro direto, todos de setembro. As informações são da Dow Jones.

TAGS