PUBLICIDADE
Notícias

CCEE: Liquidez no mercado livre cresce 7,6% em agosto

20:15 | 08/10/2012
O índice de rotatividade do Ambiente de Contratação Livre (ACL), calculado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), cresceu 7,6% em agosto, alcançando 3,75, ante 3,48 em julho. De acordo com a CCEE, o número representa quantas vezes um mesmo megawatt-hora foi negociado entre os agentes antes de chegar ao consumidor final, fazendo uma relação entre o volume de energia transacionado e o efetivamente consumido.

Na comparação anual, entre agosto de 2012 e o mesmo mês de 2011, houve uma alta de 22% nos contratos de longo prazo com energia incentivada e de 5,2% nos com fonte convencional. Já nos de curto prazo, a rotatividade foi 40,2% maior em negócios com fonte convencional e 41% menor quando envolvendo energia incentivada.

A CCEE também divulgou, no boletim sobre liquidez, os tipos de contrato que possuem maior oferta e procura no mercado. No índice de liquidez relativa, que considera o número de negociações de um tipo de contrato em relação ao total de negociações no mercado, destaque para o crescimento nos contratos de curto prazo, tanto para energia incentivada (7,7%) quanto para convencional (11,2%). Já os negócios de longo prazo tiveram queda de 96,6% para geração convencional e de 67,6% para incentivada.

No entanto, na comparação com os números de agosto de 2011, os contratos de longo prazo com fontes incentivadas foram os que mais cresceram, com 24,6%. Os acordos de curto prazo tiveram alta de 2,6% para fonte convencional e de 3,2% para incentivada. A única queda foi sentida pelos contratos de longo prazo com energia convencional, que tiveram retração de 58,4%.

TAGS