PUBLICIDADE
Notícias

Casas Bahia querem rever acordo com Pão de Açúcar

Antigos donos da Casas Bahia dão 30 dias para uma solução para o caso; Pão de Açúcar não se pronunciou

08:00 | 16/10/2012
Dois anos após se associarem ao Grupo Pão de Açúcar, as Casas Bahia dizem terem encontrado indícios de erro na contabilidade que podem levar até a uma mudança no controle acionário da Viavarejo, empresa que reúne também o Ponto Frio.

Na semana passada, a família Klein (fundadora das Casas Bahia) encaminhou carta ao grupo pedindo uma auditoria nas empresas da Viavarejo.

Ela deu um prazo de 30 dias para o Pão de Açúcar explicar e apresentar uma solução para o que considera "inconsistência" no balanço da Globex (hoje Viavarejo).

Se não houver acordo, irá recorrer a um tribunal de arbitragem. O argumento é que parte dos ativos apresentados pelo grupo na época da fusão teria sido superavaliada.

Na prática, isso significa que o Grupo Pão de Açúcar, hoje com maior participação na Viavarejo, corre o risco de perder o controle. A auditoria estaria a cargo da KPMG.

Essa é a segunda vez que a família Klein pede revisão do contrato. A primeira foi em julho de 2010, quatro meses após se unirem. Na ocasião, ela conseguiu um aporte de R$ 689 milhões do Pão de Açúcar na antiga Globex.

Também ganhou poder de veto em casos de fusões e novos aportes de capital.

O ataque da família Klein é visto por advogados ligados ao Pão de Açúcar como uma estratégia para prorrogar o mandato de Rafael Klein, que termina em novembro, no comando da Viavarejo.

"O problema não é esse. A família vai cumprir o acordo. O litígio é um outro problema que terá de ser resolvido. Se não for, ela irá para arbitragem", disse Ivo Waisberg, advogado dos Klein.

Procurado, o Pão de Açúcar não se pronunciou. As informações são da Folha de São Paulo.

Redação O POVO Online

TAGS