PUBLICIDADE
Notícias

BB: corte de tarifa será compensado por ganho de escala

12:34 | 08/10/2012
O vice-presidente de Negócios de Varejo do Banco do Brasil, Alexandre Abreu, disse que o ganho de escala vai compensar a redução de tarifas bancárias para pessoas físicas anunciada nesta segunda-feira pela instituição. Segundo Abreu, essa compensação virá do aumento na base de clientes registrado desde abril, quando o BB iniciou o processo atual de redução dos juros, e da expectativa de mais crescimento nesse número.

"Reduzimos as tarifas mais usadas pelo público. As razões para isso são um ganho muito forte com clientes que passaram a utilizar o banco depois da redução dos juros e um ganho de escala que nos permite revisar para baixo alguns preços", disse. De acordo com o executivo, o BB tem agora o pacote de serviços mais barato do mercado.

A redução anunciada nesta segunda-feira contempla sete pacotes de serviços e 24 tarifas prioritárias para pessoas físicas. As novas tarifas começam a valer na próxima segunda-feira (15).

Competição

O executivo do BB disse que as tarifas bancárias da instituição teriam de ser reduzidas por questões de mercado e que o banco está se antecipando a esse movimento, assim como ocorreu em relação às taxas de juros. "O mercado entrou em uma nova fase de competição. No campo das tarifas a competição também vai se acirrar", afirmou.

Abreu informou também que o corte anunciado nesta segunda-feira "é o que foi possível fazer" neste momento. "Com novos ganhos de escala, podem ocorrer novos movimentos. Mas não há nada previsto neste momento", disse.

Ele disse que o BB mantém o compromisso de ser uma empresa pública e com responsabilidade de gerar bons resultados. Para ele, a medida anunciada é sustentável e vai gerar valor para o acionista no médio prazo. Há 3 milhões de novos clientes ativos no banco estatal desde abril, considerando correntistas que vieram de outras instituições e também aqueles que tinham conta aberta no BB, mas estavam sem movimentação.

Balanço

Segundo o executivo do BB, a redução de tarifas não deverá ter grandes impactos no resultado do atual trimestre. "As contas foram feitas nesse sentido, para que, no final, o resultado seja positivo para o banco e para os clientes", disse. "É a mesma lógica da redução dos juros."

Abreu informou que as tarifas correspondem a 27% do resultado do banco, incluindo taxas com seguros, tarifas de fundo. Já as tarifas de conta corrente, que foram reduzidas, correspondem a 17% desse total. "É um impacto que existe, mas não é tão significativo", afirmou. "O aumento que haverá até o final do ano no uso maior desses pacotes vai neutralizar esse resultado e por isso não esperamos grandes impactos no resultado do trimestre", completou.

TAGS