PUBLICIDADE
Notícias

Abrafarma diz que grupo estrangeiro entrará no País

11:11 | 03/10/2012
O mercado farmacêutico brasileiro deve contar com a entrada de uma empresa estrangeira em breve, segundo o presidente da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), Sérgio Mena Barreto. De acordo com ele, que acabou de chegar dos Estados Unidos, onde esteve com executivos da Walgreens, o Brasil tem despertado o interesse de investidores de vários cantos do mundo

"As atenções de todo o mundo estão voltadas para os países emergentes, em especial para o Brasil. Se o mercado farmacêutico do País dobrará em cinco anos, mais dia menos dia isso (a entrada de um grupo estrangeiro) iria acontecer", afirmou Barreto, em evento promovido pela BM&FBovespa e a Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec-SP), nesta quarta-feira.

Para Barreto, a participação de uma empresa internacional se dará por meio da Alliance Boots, que teve 45% de seu capital adquirido pela Walgreens em junho. "A Boots foi adquirida porque tem operação em 25 países. Eles podem comprar algum player nacional ou mesmo abrir unidades da marca aqui", comentou o executivo. Ele acredita ainda que uma grande operadora estrangeira possa inaugurar de 2 a 3 mil lojas no Brasil.

Desafios

Barreto afirmou também que o mercado farmacêutico do País tem desafios a enfrentar. "É preciso revisar e modernizar o mercado, bem como combater a informalidade para possibilitar um crescimento sustentável." Ele acrescentou que os preços e a desoneração tributária precisam ser discutidos, e que a eficácia do setor produtivo precisa ser melhorada no âmbito da rastreabilidade dos medicamentos e da prescrição eletrônica.

TAGS