PUBLICIDADE
Notícias

Taxa interbancária Libor enfrenta revisão após escândalo

07:48 | 05/09/2012
Os presidentes dos bancos centrais se reúnem em Basileia no próximo domingo, 9, para discutir alternativas ao fracassado sistema interbancário de taxa de juros Libor, após evidências de que vários bancos teriam manipulado dados para embolsar mais lucros.

Várias alternativas foram propostas para substituir a desacreditada taxa interbancária de Londres, usada como referência para trilhões de dólares de empréstimos comerciais, hipotecas, cartões de crédito e complexas transações financeiras

O presidente do Federal Reserve dos Estados Unidos, Ben Bernanke, e do banco central do Canadá, Mark Carney – que também é presidente do Conselho de Estabilidade Financeira (FSB), que monitora o sistema financeiro mundial – estão entre os que condenam o sistema atual.

Os EUA recomendam fixar as taxas diárias de acordo com dados concretos, como contas de tesouraria (empréstimos de curto prazo), ao invés da noção antiquada e fantasiosa de que a palavra de um banqueiro vale ouro.

Outros índices também foram apresentados, como a reposição de taxas que estabelecem um preço pré-definido sobre a venda de títulos entre as partes. As informações são do Correio do Brasil.

Redação O POVO Online

TAGS