Supermercados reduzem perdas de receita em 2011
O levantamento, feito com 262 supermercados, apontou que as principais causas de perdas no varejo deste segmento são a quebra operacional (33%); o furto externo (19%); os erros administrativos (16%); o furto interno (15%); ao passo que fornecedores e outros ajustes contabilizam 10% cada.
De acordo com a pesquisa, os produtos com validade vencida continuam registrando a maior causa da quebra operacional nas redes de supermercados, com 35%, e apresentam um aumento de 6 pontos porcentuais em relação ao último levantamento, em que foi registrado 29%. Outras causas deste quesito avaliado são: produtos danificados por colaboradores (20%), produtos danificados por clientes (17%), causas adversas (16%) e embalagens vazias com conteúdo furtado (14%).
Para Claudio Felisoni, presidente do Conselho do Provar/FIA, a queda na média de perdas é causada pelo aumento de investimentos em prevenção. "Esse resultado promissor é fruto de iniciativas como a realização de mais treinamentos para colaboradores, caso de 28% dos supermercadistas que participaram da pesquisa. Mas também deixa claro um potencial de melhoria presente na logística das empresas para evitar a quebra operacional", comenta.