PUBLICIDADE
Notícias

Projeção de alta do crédito em 2012 sobe de 15% para 16%

12:22 | 26/09/2012
O chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Tulio Maciel, apresentou nesta quarta-feira as novas expectativas da autoridade monetária para a expansão do crédito em 2012. Ele elevou as projeções de crescimento para o crédito total este ano de 15% para 16%. De acordo com dados do BC, no acumulado de 12 meses até agosto, a expansão está em 17%.

Para o crédito livre, o BC também aumentou a projeção de crescimento para este ano de 13% para 14%, enquanto houve manutenção da estimativa para a elevação do crédito direcionado em 20%.

Maciel evitou fazer relação entre as mudanças de previsões e a redução das taxas de compulsório realizadas recentemente pelo Banco Central. "As mudanças foram feitas tendo em vista a evolução até agora, a perspectiva, e considerando todas as informações disponíveis até o momento", desconversou.

Consignado

Segundo o BC, a participação do consignado no crédito pessoal atingiu em agosto o maior porcentual em 14 meses (59,1%). Segundo Maciel, o consignado ganha espaço em razão de dois fatores. O primeiro é a renegociação de dívidas, com o consumidor em busca de linhas com juros mais baixos para quitar outros débitos. "O outro é que o crédito consignado é um importante instrumento para financiamento de bens de consumo duráveis. E as vendas do comércio varejista seguem evoluindo de maneira robusta ao longo do ano."

TAGS