PUBLICIDADE
Notícias

PIB da Suíça tem contração de 0,1% no 2º trimestre

12:47 | 04/09/2012
A economia da Suíça, que se mostrava resistente à crise econômica que atinge a Europa, está à beira da recessão, de acordo com dados divulgados pela Secretaria Estatal de Relações Econômicas. O Produto Interno Bruto (PIB) do país caiu 0,1% no segundo trimestre deste ano, em comparação com o primeiro trimestre, embora tenha subido 0,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

A alta anual ficou abaixo da previsão dos economistas consultados pela Dow Jones de +1,3%. No primeiro trimestre a economia da Suíça cresceu 1,2% em base anual e 0,5% em base trimestral. O método para calcular o PIB do país foi revisado no mês passado e sob o método antigo o crescimento no primeiro trimestre havia sido de 2,0% anual e 0,7% trimestral.

Diante do aprofundamento da crise econômica na Europa, economistas esperam que a expansão da Suíça se enfraqueça ainda mais nos próximos meses e possivelmente entre em uma leve recessão técnica, caso o PIB tenha nova queda no terceiro trimestre. Isso provavelmente acabará com qualquer especulação de que o Banco Nacional da Suíça (SNB, o banco central do país) abandone sua meta de impedir uma valorização excessiva do franco sobre o euro. As informações são da Dow Jones.

TAGS