PUBLICIDADE
Notícias

Mudança de cálculo do PIB é técnica, diz Coutinho

12:08 | 19/09/2012
Os investimentos eram subestimados nos cálculos do Produto Interno Bruto (PIB), mas a mudança metodológica nas Contas Nacionais anunciada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é uma questão técnica e o importante é o crescimento dos investimentos. A análise é do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho.

"O que interessa é a tendência. Sempre achávamos, eu pessoalmente como economista, que há uma certa subestimativa da formação de capital, mas isso é um tema técnico. O importante é que precisamos poupar mais e investir mais. Precisamos subir a taxa de poupança e investimento", afirmou Coutinho após participar da cerimônia de abertura do Fórum Nacional 2012, organizado pelo Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae) e realizado entre esta quarta-feira e a quinta-feira (20), no Rio de Janeiro.

Coutinho destacou também que os investimentos são importantes para tornar a economia mais competitiva. "Temos oportunidades atrativas e rentáveis de investimento em várias setores da economia", disse Coutinho. A mudança no cálculo do PIB levará ao crescimento do peso dos investimentos no PIB. Coutinho destacou que a questão metodológica não é relevante e não participou das discussões para a mudança junto ao IBGE.

TAGS