PUBLICIDADE
Notícias

Moody's: rating dos EUA depende de acordo político

12:23 | 11/09/2012
A agência de classificação de risco de crédito Moody's considera improvável que a perspectiva negativa sobre o rating 'AAA' dos Estados Unidos seja mantida até 2014. A agência de classificação de risco alertou também que, no ano que vem, a direção do rating e da perspectiva vai depender das negociações orçamentárias no Congresso norte-americano.

Segundo a Moody's, a nota dos EUA provavelmente será mantida e a perspectiva voltará para estável se as negociações resultarem em políticas específicas que levem à estabilização e, posteriomente, à queda na relação entre a dívida federal e o Produto Interno Bruto (PIB) do país no médio prazo.

No caso de as conversas entre os congressistas fracassarem, a Moody's acredita que revisará o rating dos EUA para baixo - provavelmente em um grau, para 'Aa1'.

A Moody's disse que é difícil prever o resultado das negociações e que, por esse motivo, deverá manter a perspectiva negativa até que o quadro fique mais claro.

Em julho, a Fitch manteve o rating 'AAA' dos EUA, mas reafirmou também a perspectiva negativa da nota, citando incertezas em relação à política fiscal norte-americana e a crise da dívida na Europa. As informações são da Dow Jones.

TAGS