PUBLICIDADE
Notícias

Inflação do IGP-M reflete economia fraca, diz professor

15:39 | 11/09/2012
A desaceleração da inflação medida pelo Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) na primeira prévia de setembro, ante a primeira de agosto, mostra que as taxas anteriores mais altas estavam contaminadas pelo avanço dos preços da soja e do milho e que a atividade econômica continua fraca. A avaliação é do professor de economia do Ibmec-RJ Márcio Mello. "A desaceleração não é uma grande surpresa. O nível de atividade caiu e os preços dão folga na inflação", diz.

O IGP-M avançou 0,59% na primeira prévia de setembro, após alta de 1,21% registrada na primeira prévia de agosto, conforme informou nesta terça-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV). Houve desaceleração de preços no atacado e na construção civil. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) passou de 1,73% na primeira prévia de agosto para 0,75% na primeira prévia de setembro. O Índice Nacional de Construção Civil (INCC), por sua vez, passou de 0,39% para 0,16%.

Já no varejo, a inflação acelerou de 0,08% para 0,29% no mesmo período. Ainda assim, o professor não considera essa variação preocupante. "A questão é o que vai acontecer quando a economia voltar a crescer. Só assim haverá pressão inflacionária. Até agora, mesmo com a queda da taxa de juros, a economia não deu sinais de vida", completa.

TAGS