PUBLICIDADE
Notícias

Inflação da zona do euro acelera para 2,7% em setembro

09:08 | 28/09/2012
A taxa anual de inflação da zona do euro registrou aceleração em setembro, influenciada pela alta dos preços de energia e a elevação de impostos sobre as vendas imposta por governos locais que implementam programas de austeridade.

A alta surpreendeu e deixou a inflação da região ainda mais acima da meta anual do Banco Central Europeu, que é de pouco menos de 2,0%. Isto significa que é menos improvável que o BCE reduza sua taxa básica de juros para ajudar na recuperação da economia da área do euro.

A agência oficial de estatísticas da União Europeia, a Eurostat, disse hoje que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da região subiu 2,7% no período de 12 meses até setembro, depois de avançar 2,6% nos 12 meses até agosto. Economistas pesquisados pela Dow Jones previam que a taxa anual desaceleraria para 2,4% em setembro

Os preços de energia aumentaram 9,2% nos 12 meses até setembro, após subirem 8,9% nos 12 meses até agosto, segundo a Eurostat. As informações são da Dow Jones.

TAGS