PUBLICIDADE
Notícias

Governo vai cobrar mais investimentos de montadoras de veículos

Exigência será voltada principalmente para tecnologia de motores de empresas que atuam no país

07:40 | 20/09/2012
NULL
NULL
O governo quer forçar a elevação do nível de investimentos das montadoras instaladas no país a partir do ano que vem, quando o novo regime automotivo começar a vigorar. Para tanto, vai estabelecer metas consideradas arrojadas até por alguns técnicos oficiais em prol da eficiência dos motores e também do desenvolvimento tecnológico da cadeia de autopeças.

O anúncio da regulamentação deve ser feito pelo ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, e pelo secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, a quem o ministro Guido Mantega deu autonomia total para decidir e fechar as negociações com os representantes do setor automotivo.

O governo quer elevar a eficiência de consumo de combustíveis. Até o mês passado, a discussão estava sobre estabelecer níveis menores de emissão de CO2, mas os integrantes dos Ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) entenderam que, se houver um motor mais econômico, consequentemente, será menos poluente.

“Por que as mesmas montadoras conseguem fabricar lá foram carros 2.0 que consomem menos do que os nossos 1.0?”, questiona uma fonte do governo a par das negociações. Por isso mesmo, o governo insiste em forçar novos patamares de desenvolvimento tecnológico para que os veículos brasileiros sigam níveis semelhantes a Estados Unidos, Japão e países europeus.

As montadoras alegam que esse ganho de eficiência requerido vai exigir muito mais investimentos do que os previstos inicialmente porque as condições brasileiras são distintas das encontradas nas economias desenvolvidas, como a condição das estradas e o tipo de combustível, por exemplo.

Outro ponto de desacordo entre as fabricantes e o governo está na questão dos caminhões. O setor defende o mesmo multiplicador de conteúdo local para carros leves, estabelecido em 1,3 para 2013. Mas os técnicos oficiais argumentam que ele deve ser mais alto, justamente porque a cadeia de fornecedores que existe hoje no país permite que os veículos pesados sejam fabricados com até 99% de peças brasileiras. As informações são do jornal Brasil Econômico.

Redação O POVO Online

TAGS