PUBLICIDADE
Notícias

Governo reduz previsão de crescimento do PIB em 2012 de 3% para 2%

Ao anunciar nova rodada de desonerações de folha de pagamento a 25 setores, Mantega também afirmou que inflação está sob controle

15:54 | 13/09/2012
O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira que a previsão de crescimento para 2012 foi reduzida para 2%, ante estimativa anterior de 3%. A previsão foi divulgada pelo ministro durante entrevista coletiva concedida no Ministério da Fazenda, para anunciar 25 novos setores beneficiados pela desoneração da folha de pagamentos.

Mantega também afirmou que a inflação está sob controle no Brasil. O que acontece agora, segundo o ministro, é um choque de oferta em função da seca nos Estados Unidos, na Rússia e na Índia que afeta o preço dos alimentos. Esse choque, acrescenta o ministro, independe da política interna brasileira.

De acordo com o ministro, estão sendo tomadas várias medidas que contribuem para a queda dos preços, lembrando da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre diversos produtos, queda no custo da energia e as próprias desonerações. “Os preços que dependem de nós estão sob controle. Não há pressão inflacionária no país, fora esse choque de oferta. Teremos uma inflação bem comportada em 2013”, disse.

O ministro afirmou que, com as medidas anunciadas, está assegurado que “no ano que vem a economia brasileira vai estar crescendo a uma taxa de PIB acima de 4%”. Ele frisou que não é somente ele que está dizendo isso. As análises de mercado, segundo Mantega, já mostram essa possibilidade.

Mantega lembrou que vários índices já mostram que o crescimento está sendo retomado. Por exemplo, as vendas do comércio, divulgadas hoje, registraram um crescimento de 1,4% ante junho. “Isso é muita coisa. Está crescendo de forma significativa”, complementou. As informações são do site Valor Econômico.
Redação O POVO Online

TAGS