PUBLICIDADE
Notícias

Governo cobra das operadoras de TV paga melhora na qualidade dos serviços

Crescimento do número de assinantes tem provocado grande elevação de reclamações contra o serviço; Anatel se reúne nesta quinta-feira com as empresas para pressionar por mais investimentos

09:58 | 27/09/2012
NULL
NULL
O governo se reúne nesta quinta-feira, 27, com as principais operadoras de TV por assinatura e, tal como fez com as operadoras de celular, vai pressionar por mais investimentos e também pelo cumprimento de um plano de metas de qualidade do serviço prestado.

No limite, elas poderão ser proibidas de vender novos pacotes, caso se recusem a tomar providências em relação ao crescente volume de queixas dos consumidores. Ao todo, o País conta hoje com 14,8 milhões de domicílios com TVs por assinatura.

O plano de metas de qualidade começará a ser elaborado hoje pelos técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Ministério das Comunicações, que recebem em Brasília os empresários das companhias NET, Sky, Oi e GVT - as "campeãs" em reclamações dos consumidores, segundo o governo.

A visão da Anatel é que as empresas precisam ser "alertadas" antes que o rápido crescimento do mercado leve as queixas dos assinantes a níveis muito elevados. Desde o fim de 2009, o mercado de TV por assinatura tem crescido a 30%, em média, por ano. O total de assinaturas no País saltou de 7,4 milhões em dezembro daquele ano para 14,8 milhões em julho de 2012.

No ranking de reclamações recebidas pelos Procons em todo o País, as empresas que atuam no segmento de TV paga ficaram com o sétimo lugar no primeiro semestre. Foram 29.913 atendimentos registrados no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), ou 3,91% do total. O primeiro lugar ficou com a telefonia celular, com 78.604 atendimentos (9,13% do total), alvo mais recente de fiscalização da Anatel, que chegou a suspender vendas no setor. As informações são do Jornal O Estado de São Paulo.

Redação O POVO Online

TAGS