PUBLICIDADE
Notícias

Fitch reitera rating AAA do Canadá

14:49 | 05/09/2012
A agência de classificação de risco Fitch afirmou hoje o rating soberano AAA do Canadá em moeda local e moeda estrangeira com perspectiva estável, sustentado por políticas eficazes e por um histórico de estabilidade social e macroeconômica. "Anos de responsabilidade fiscal e uma forte base institucional criaram condições para uma resposta eficaz de política fiscal à crise financeira global", afirma a agência.

Um compromisso inicial com o equilíbrio do orçamento no médio prazo colocaram a credibilidade fiscal do Canadá, segundo a Fitch, à frente de outros países. Além disso, a agência afirma que o orçamento do governo em 2012 melhora a posição fiscal do país à medida que entregou os compromissos anteriores de controle de gastos e remoção gradual do estímulo oferecido à economia. O orçamento, diz a Fitch, também incorpora esforços adicionais específicos de consolidação e enfrenta pressões fiscais vindas de uma população em envelhecimento, um risco-chave para a sustentabilidade fiscal do crédito no médio prazo.

"A disciplina fiscal obteve um forte mandato do eleitorado canadense nas eleições realizadas em maio de 2011 com a vitória do Partido Conservador para governar com maioria com base numa plataforma de austeridade fiscal", elogia a Fitch. A perspectiva, segundo a agência, é que o conservadorismo fiscal do Canadá seja sustentado ao longo do período avaliado. As informações são da Dow Jones.

TAGS