PUBLICIDADE
Notícias

EUA: Preço ao produtor sobe 1,7% em agosto

11:57 | 13/09/2012
O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) dos EUA subiu 1,7% em agosto, na comparação com julho, informou o Departamento do Trabalho. Esse foi o maior avanço desde junho de 2009 e ficou acima da previsão dos economistas ouvidos pela Dow Jones de alta de 1,0%. O núcleo do PPI, que exclui os preços voláteis da energia e dos alimentos, aumentou 0,2%, também acima da previsão de +0,1%.

A alta do índice cheio, que foi a primeira desde fevereiro, deve-se parcialmente ao aumento de 6,4% nos preços da energia. Os custos da gasolina subiram 13,6%, o maior avanço em três anos. Também houve um salto nos custos do gás liquefeito de petróleo, do óleo de calefação e do diesel. Os preços dos alimentos cresceram 0,9%.

Em comparação com agosto do ano passado, o PPI subiu 2,0%, a maior alta anual desde março, e o núcleo do PPI aumentou 2,5%.

Os preços dos bens intermediários subiram 1,1% em agosto, no primeiro ganho mensal desde março, e os preços das matérias-primas aumentaram 5,8%. As informações são da Dow Jones.

TAGS