PUBLICIDADE
Notícias

Consumo de energia pela indústria cresce 1,3% em agosto

15:24 | 28/09/2012
O consumo de energia elétrica da classe industrial registrou avanço de 1,3% entre julho e agosto, na análise da série livre de influências sazonais, informou, nesta sexta-feira, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A alta representa uma reversão em relação ao movimento de queda observado nos últimos cinco meses ante os meses anteriores, na série dessazonalizada.

A EPE lembra que na passagem de julho para agosto, as indústrias já haviam sinalizado uma melhora da confiança, com o índice ICI/FGV tendo aumentado 1,4%, no maior patamar desde julho de 2011.

Na comparação com agosto de 2011, entretanto, a demanda por eletricidade na indústria ainda apresenta queda de 1,4%. Conforme a EPE, a indústria do Centro-Oeste foi a que registrou o melhor desempenho em agosto, com avanço de 13,1% sobre igual mês de 2011, enquanto no Nordeste, o consumo industrial recuou 3,0% e no Sudeste a diminuição foi de 2,6%.

O consumo total de eletricidade no País apresentou crescimento de 2,4% em agosto relativamente ao mesmo mês do ano anterior, totalizando 37.207 gigawatts-hora (GWh). A expansão continua sendo impulsionada pelo avanço do consumo do setor de comércio e serviços, que aumentou 7,3% na mesma base de comparação.

Segundo a EPE, a manutenção de condições positivas, com desemprego em nível baixo (5,3%) e melhora na renda, e o crescimento das vendas do varejo, contribuíram para manter o crescimento do consumo do segmento em patamar elevado. No ano, essa classe de consumo também registra crescimento de 7,3%.

Já as residências apresentaram um crescimento da demanda de 4,5% em agosto ante igual mês do ano passado, após o baixo crescimento observado em julho (+1,7%). No acumulado do ano, o aumento da demanda é de 4,6%.

TAGS