PUBLICIDADE
Notícias

Comprometimento da renda com dívida é recorde em julho

12:57 | 26/09/2012
O comprometimento de renda das famílias brasileiras com o pagamento de dívidas bateu novo recorde em julho. Segundo dados divulgados pelo Banco Central, naquele mês, 22,42% dos ganhos mensais dos brasileiros eram destinados a essas despesas. O recorde anterior era de junho, quando o porcentual estava em 22,40%.

Os números mostram que o aumento tem se dado na parcela destinada ao abatimento da dívida. Já o comprometimento com juros segue em queda. Segundo o BC, 7,93% dos ganhos foram usados para pagamento de juros em julho, abaixo do recorde de 8,14% verificado em março de 2012 e dos 8,02% de junho deste ano.

Outros 14,49% foram para amortização do principal das dívidas, porcentual recorde, acima dos 14,37% de junho. Os dados mostram ainda que a dívida total das famílias brasileiras correspondia, em julho, a 44,23% da sua renda acumulada nos últimos 12 meses, outro recorde, superando os 43,89% de junho.

O comprometimento da renda é apurado com base na relação entre os valores mensais a serem pagos no serviço das dívidas com o sistema financeiro e a renda das famílias, descontados os impostos, expressa na Massa Salarial Ampliada Disponível (MSAD). O endividamento total considera a massa ampliada em 12 meses. Os números dos meses anteriores são revistos mensalmente.

TAGS