PUBLICIDADE
Notícias

China injeta maior liquidez diária no mercado monetário

09:00 | 25/09/2012
O Banco do Povo da China (PBOC, o banco central do país) injetou 290 bilhões de yuans (US$ 45,96 bilhões) no mercado monetário nesta terça-feira oferecendo acordos de recompra reversa em sua operação regular no mercado aberto. Esse foi o maior volume de recursos já injetado pelo PBOC no mercado em um só dia e teve como objetivo aliviar a falta de liquidez no setor bancário antes do fim do trimestre.

A liquidez no sistema bancário chinês está apertada desde a semana passada em razão do aumento da demanda das instituições financeiras por recursos antes do fim do terceiro trimestre à medida que elas tentam cumprir exigências regulatórias para a relação entre empréstimos e depósitos. A taxa média ponderada interbancária de sete dias, que é uma medida do custo do financiamento de curto prazo, subiu para 4,72% no fim da tarde na China, o nível mais alto em sete meses, de 4,51% na segunda-feira.

A grande injeção de liquidez, que também faz parte dos esforços do PBOC para impulsionar a enfraquecida economia local, é mais um sinal de que o banco central agora favorece as operações no mercado aberto quando ajusta sua política monetária e dificilmente reduzirá a reserva compulsória dos bancos no curto prazo.

Em um comunicado, o PBOC informou que ofereceu 100 bilhões de yuans em acordos de recompra reversa de 14 dias, uma linha de crédito de curto prazo, à taxa de 3,45%, e 190 bilhões de yuans em recompras reversas de 28 dias, à taxa de 3,60%. Incluindo a operação de hoje, o banco central chinês injetou um total de 2,238 bilhões de yuans no mercado desde junho por meio de acordos de recompra reversa.

O PBOC realiza operações no mercado aberto regularmente, às terças e quintas-feiras, oferecendo títulos e acordos de recompra para controlar a liquidez no mercado monetário. Nesta semana expiram 2 bilhões de yuans em títulos e 107 bilhões de yuans em acordos de recompra reversa. As informações são da Dow Jones.

TAGS