PUBLICIDADE
Notícias

Ceará tem terceiro maior crescimento no comércio varejista do País

10:27 | 13/09/2012
Em julho na comparação com o mês anterior, o volume de vendas cresceu 1,8% no Ceará, o terceiro maior crescimento do País. O resultado foi positivo em 18 dos 27 estados, sendo destaques ainda as taxas do Rio Grande do Norte (3,0%); São Paulo (2,9%); Piauí (1,6%) e Maranhão (1,6%).

No período, o comércio varejista do país registrou crescimento de 1,4% no volume de vendas e 1,7% na receita nominal, em relação ao mês anterior, na série com ajuste sazonal.

Para o volume de vendas é o segundo resultado positivo após a queda registrada em maio, e para a receita nominal representa o quinto mês consecutivo de taxas positivas.

Entre as dez atividades, oito registraram variação positiva

Nos resultados de julho sobre o mês anterior, com ajuste sazonal, oito das dez atividades registraram variações positivas em termos de volume de vendas, destacando-se a atividade de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, com 9,7%, seguida por tecidos, vestuário e calçados (2,4%); combustíveis e lubrificantes (1,2%). As variações negativas ocorreram nas atividades de livros, jornais, revistas e papelaria, com -0,7% e em veículos e motos, partes e peças, com -8,9%.

Já na relação julho de 2012 contra julho de 2011 (série sem ajuste), todas as atividades pesquisadas apresentaram aumento no volume de vendas, cujas taxas, por ordem decrescente de magnitude, foram de 16,4% para veículos e motos, partes e peças; 12,5% para móveis e eletrodomésticos; 11,4% em equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação; 11,3% em artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria.

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com variação de 5,0% no volume de vendas em julho sobre igual mês do ano anterior, foi o responsável pela maior participação no resultado do varejo (33%).

Redação O POVO Online

TAGS