PUBLICIDADE
Notícias

Ceará tem maior volume de vendas no comércio em julho

10:31 | 13/09/2012
NULL
NULL
O volume de vendas do comércio varejista cearense cresceu 11,3% em julho na comparação com o mesmo período do ano passado. A expansão foi a maior entre os estados brasileiros. No País, o crescimento foi de 7,1%. os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre os setores, o Ceará é destaque em relação em combustíveis e lubrificantes (26,7% de expansão), hipermercados, supermercados (10,5%) e móveis e eletrodomésticos (23,7%), além de artigos farmacêuticos (35,2%).

Segundo o economista Alex Araújo, a base de comparação do estado é baixa, o que ajudou a elevar a posição do Ceará. Além disso, houve uma mudança do padrão de consumo do cearense, o que acabou encarecendo o valor dos produtos. Se antes predominantemente, havia consumo de produtos alimentícios, vestuário, calçados e eletroeletrônicos, agora os consumidores também investem em veículos, combustíveis e artigos de decoração.

“Uma vez que houve essa modificação no consumo, tende a permanecer”, explicou. Ele destacou que os itens de consumo duráveis estão cada vez mais presentes no padrão de consumo.

Além disso, há uma tendência de endividamento com financiamentos para adquirir produtos mais caros. “É um fenômeno nacional. Há um esforço do governo para reduzir o spread bancário para pessoas físicas.

Teresa Fernandes

TAGS