PUBLICIDADE
Notícias

Augustin: Aporte do Tesouro à Caixa e ao BB é positivo

15:51 | 27/09/2012
O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, defendeu nesta quinta-feira, veementemente, o aporte do governo federal à Caixa Econômica Federal e ao Banco do Brasil, autorizado na semana passada. A uma pergunta sobre as críticas de que, com o aporte, o governo estaria ressuscitando de forma indireta a extinta "conta movimento", o secretário disse que o aporte aos dois bancos é positivo e prepara as instituições para o cumprimento das regras de Basileia 3.

Ele destacou que os instrumentos híbridos feitos no aporte, que são empréstimos de longo prazo que podem ser contabilizados como aumento de capital, já foram feitos no passado e são procedimentos normais. Ele disse que o Brasil é um dos países que está bastante avançado no cumprimento das regras de Basileia.

Na semana passada, o governo editou a Medida Provisória 581, constituindo fonte adicional de recursos para a ampliação dos limites operacionais da Caixa e do BB. A medida autorizou a União a conceder crédito à Caixa de até R$ 13 bilhões e ao BB, de até R$ 8,1 bilhões.

TAGS