PUBLICIDADE
Notícias

Antecipação de dividendos não é restritiva, diz Coutinho

13:18 | 06/09/2012
A antecipação de dividendos para o Tesouro Nacional pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em cerca de R$ 3 bilhões, contribuindo para o superávit primário de agosto, não interfere na capacidade de o banco de fomento emprestar, afirmou nesta quinta-feira o presidente da instituição, Luciano Coutinho. Ele destacou que patrimônio e funding são elementos separados e descartou a necessidade de novos aportes por meio de empréstimos do Tesouro neste ano.

"Esse pagamento de dividendos não tem efeito restritivo sobre a capacidade de emprestar porque a folga dada pelos limites de capitalização do banco é tranquila", afirmou Coutinho em entrevista coletiva sobre o desempenho do banco de janeiro a julho, no Rio. "Cumprimos com folga as regras de Basileia. Somos um banco confortavelmente capitalizado", ressaltou.

Apesar da queda no lucro do BNDES no primeiro semestre, Coutinho destacou que espera um lucro "um pouco melhor no segundo semestre". Segundo ele, o banco tem duas grandes fontes de receita: operações de crédito e o mercado de capitais (investimento em ações). A queda no lucro foi influenciada pelo mau desempenho das bolsas de valores no primeiro semestre, segundo ele.

"O potencial de lucros no mercado de capitais foi menor. Não sabemos como será (o mercado de capitais) no segundo semestre, pois depende de fatores muito incertos. Se não for tão ruim, como aparenta, poderemos ter um desempenho melhor. De qualquer forma, teremos um lucro importante vindo da operação de crédito", explicou Coutinho.

No lado do funding, Coutinho ressaltou que os fluxos de capital, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e dos empréstimos do Tesouro, "vêm razoavelmente bem". "Já tomamos um pedaço dos empréstimos do Tesouro. Ainda temos outro pedaço a tomar e nossa tesouraria vai compatibilizar, de maneira que estamos tranquilos em operar a nossa previsão e torno de R$ 150 bilhões (em desembolsos) para 2012", disse Coutinho, sem fazer previsões para o próximo ano.

TAGS