PUBLICIDADE
Notícias

Aneel irá calcular redução de tarifas de concessionárias

13:08 | 11/09/2012
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta terça-feira que o governo conseguirá reduzir o preço da energia na renovação das concessões porque esses ativos já estariam "praticamente amortizados". Ainda assim, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizará cálculos individuais para cada ativo.

"São empresas que estão funcionando há mais de 30 anos e não há negócio no Brasil que não se pague nesse período", disse Lobão. "Então, todos os custos estão amortizados e os preços praticados têm que ser muito mais baixos. A Aneel está concluindo últimos cálculos para dizer em quanto cada concessionária terá que reduzir as suas tarifas", completou.

O diretor-geral da Aneel, Nelson Hubner, também disse que o cálculo individual dos ativos também servirá para definir a remuneração a ser paga pelo governo aos concessionários em caso de reversão das concessões. "A conta é feita componente a componente. A metodologia deve ser pelo valor novo de reposição, ou seja, quanto custaria para fazer uma nova usina igual e descontando-se o que já está depreciado", completou.

TAGS