PUBLICIDADE
Notícias

Abradee: pacote terá pequeno impacto nas distribuidoras

19:39 | 11/09/2012
O presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Nelson Leite, disse nesta terça-feira (11) que o impacto das medidas de redução do custo da energia elétrica para as concessionárias de distribuição será pequeno. Segundo ele, as medidas anunciadas hoje pelo governo vieram conforme as expectativas do setor. O impacto será maior para as empresas de geração e transmissão e menor para as de distribuição, avaliou.

De acordo com Leite, como as distribuidoras já possuem um sistema de revisão tarifária periódico, elas serão menos afetadas. "Não faz muito sentido falar em modicidade tarifária no segmento de distribuição, pois as regras que já estão em vigência, no nosso caso, já buscam a modicidade tarifária. Portanto, há pouco espaço para isso", afirmou.

O presidente da Abradee destacou, no entanto, que ainda é preciso esclarecer alguns pontos e critérios da medida provisória assinada hoje pela presidente Dilma Rousseff. Conforme o diretor-geral da Aneel, Nelson Hübner, o órgão regulador deve concluir em até dois meses os cálculos das novas tarifas para cada geradora e transmissora.

A partir dessa publicação, o concessionário terá um mês para dizer se aceita ou não as novas regras da renovação. Já os distribuidores passarão pelo processo apenas no ano que vem, durante a revisão extraordinária, que deverá ser feita em janeiro, a tempo de as novas tarifas chegarem aos consumidores em fevereiro. De acordo com Leite, somente será possível avaliar se as condições para renovação das concessões das distribuidoras serão aceitas após todo esse processo.

TAGS