PUBLICIDADE
Notícias

Venda de roupas em hipermercados cresce 35,5% em 4 anos

14:30 | 29/08/2012
Os hipermercados vêm ganhando participação nas vendas de roupas no mercado doméstico, segundo o Estudo dos Canais de Varejo elaborado pelo IEMI Inteligência de Mercado, em parceria com a Associação Brasileira do Varejo (ABVTEX). No ano passado, a participação dos hipermercados nas vendas totais era de 7,7% ante fatia de 7,1% em 2007. Em volume de vendas houve um aumento de 35,5% no período.

"Os hipermercados ainda dependem muito das vendas de oportunidade, mas já oferecem concorrência para lojas especializadas em moda íntima", avalia o diretor do IEMI, Marcelo Prado.

As lojas de departamento não especializadas em têxteis também tiveram crescimento relevante no volume de vendas, algo em torno de 54,5% no período. A participação de grandes redes de linha branca e marrom, principalmente, no montante de roupas vendidas no ano passado foi de 8,7% contra 7% em 2007.

As redes de pequenas lojas registraram participação de 15,7% ante 14,7%, enquanto as redes de departamento especializado cresceram de 27,5% para 30,1% entre 2007 e 2011. O crescimento em volume de vendas foi de 32,6% e 36% no período, respectivamente. "As lojas de departamento especializado garantiram crescimento nos últimos cinco anos apostando em marcas próprias e licenciamento de produtos, novos formatos de lojas, expansão regional, principalmente no Norte e Nordeste, sortimento de produtos, serviços de crédito e fidelização", destaca o diretor do IEMI.

Já as lojas independentes tiveram uma redução de 43,8% para 37,8% em market share, com alta de 7,3% no volume vendido. De acordo com Prado, um dos motivos para o crescimento dos canais de vendas, exceção para as lojas independentes, se deve à localização, já que 35% das lojas de vestuário estão presentes em 434 shopping centers do País. "Os shoppings têm carregado monomarcas e franquias, que possuem giro alto. Mas as multimarcas de pequeno porte não se tornam rentáveis em shoppings", conclui.

TAGS