PUBLICIDADE
Notícias

Vale espera recuperação do preço do minério em setembro

Companhia mantém cautela com mercado de potássio e adia investimento em unidade no Canadá

15:21 | 16/08/2012
O presidente da Vale, Murilo Ferreira, disse hoje que o preço do minério de ferro, que atualmente está em torno de US$ 114 a tonelada, deverá ter uma recuperação em setembro. “Os estoques caíram”, disse Ferreira, que participou da abertura do seminário The Economics and Econometrics of Commodity Prices, promovido pela FGV.

Segundo o executivo, os estoques estão abaixo de 20 dias atualmente. No fim de junho, estavam acima de 30 dias. O mercado já está absorvendo o excesso de oferta do minério, segundo Ferreira.

Ferreira também afirmou que trabalhava com um crescimento chinês para este ano acima de 8,5%. No entanto, ele ponderou que será necessário que haja investimento privado e público para que a perspectiva se concretize. Segundo ele, o crescimento atual está em 7%.

Segundo Ferreira, a parte de manufatura está “anêmica” e o setor de construção já dá sinais de melhora no segundo semestre do ano. “Ontem recebi alguns dados que mostram melhoras nos manufaturados”, disse.

No entanto, destacou que não tem total segurança de que os investimentos públicos e privados irão acontecer. Segundo ele, os empresários tiveram uma redução das margem e ficaram assustados.

“Processo de crescimento da Ásia é inexorável”, disse Ferreira. “Quem estiver apostando contra, fará aposta equivocada. Mas que existem solavancos [existem]”, disse Ferreira.

Ferreira destacou que o momento da economia internacional é de grande incerteza política e econômica no mundo. O presidente afirmou que a Vale prioriza austeridade e redução de custos.

Segundo ele, a companhia está revisando alguns investimentos e citou a unidade de potássio que será construída no Canadá, chamada Kronau. O investimento total na primeira fase é de US$ 3 bilhões. “Certamente não será implementado agora, mas quero anunciar isso para os acionistas”, disse Ferreira. O projeto Serra Azul, que fica em Carajás, é intocável, segundo o executivo. As informações são do site Valor Econômico.
Redação O POVO Online

TAGS