PUBLICIDADE
Notícias

Taxa de desemprego na Grande SP retorna a março

12:50 | 29/08/2012
A ligeira desaceleração da taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo, de 11,2% em junho para 11,1% em julho, levou o indicador de volta ao mesmo nível apurado em março deste ano. De acordo com o técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) Alexandre Loloian, esta não é uma taxa para comemorar, uma vez que ela supera a marca de 10%, mas mostra que desde 2009 a economia vem gerando e mantendo empregos. Tanto que a taxa de desemprego, de 11,1% registrada em julho, é idêntica à taxa do mesmo mês de 2011.

De acordo com Loloian, o crescimento de 0,9% no nível de ocupação na região e o aumento de 0,8% da população economicamente ativa (PEA) são resultados da resposta do mercado de trabalho ao bom momento econômico.

Para ele, se a economia não estivesse bem, o contingente de trabalhadores que chegaram ao mercado de trabalho não seria absorvido. "Apesar das incertezas da economia, o crescimento do nível de ocupação neste ano, na comparação mês a mês com o ano passado, tem se mantido entre 1,5% e 2%", afirma Loloian, acrescentando que este, sim, é um fato que deve ser comemorado, especialmente diante de um cenário de fraco crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que neste ano deverá ficar abaixo de 2%.

TAGS