PUBLICIDADE
Notícias

Taxa básica de juros pode cair a 7,5% nesta quarta-feira

A diminuição da taxa é uma das maneiras que o governo da presidente Dilma Rousseff tem encontrado para estimular o crédito e o consumo em um contexto de instabilidade dos mercados internacionais e desaceleração da atividade econômica doméstica

13:38 | 29/08/2012
NULL
NULL
O segundo dia de reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) nesta quarta-feira, 29, deve contar com mais um corte de 50 pontos-base no patamar da taxa básica de juros, para 7,5% em 2012 e atingindo nova mínima histórica, acreditam os economistas.

Entretanto, a posição quase unânime do mercado é que este seja o último corte a ser realizado no ano, mas há divergências quando haverá a retomada do ciclo de alta dos juros.

A diminuição da taxa é uma das maneiras que o governo da presidente Dilma Rousseff tem encontrado para estimular o crédito e o consumo em um contexto de instabilidade dos mercados internacionais e desaceleração da atividade econômica doméstica. Contudo, o que está em jogo não é o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, mas sim o de 2013.

Há quatro semanas consecutivas, os analistas ouvidos pelo BC para o boletim Focus vêm reduzindo suas estimativas para o PIB deste ano. No relatório desta semana, a projeção passou de 1,75% para 1,73%, com manutenção da aposta de avanço de 4% para o ano que vem.

Em resumo, como 2012 já se encontra a quatro meses de seu término e há defasagem natural entre a fixação de uma nova taxa e seu efeito sobre a economia, governo e mercado sabem que se age hoje mirando 2013. As informações são do portal Infomoney e da Veja.

Redação O POVO Online

TAGS