Supermercados de SP vendem 3,14% mais em julho, diz Apas
De acordo com a Apas, o crescimento positivo é decorrência das férias, que impulsionam as vendas de alimentos e bebidas. Além disso, o mês de julho teve um dia útil a mais do que junho. Martinho Paiva Moreira, diretor do Departamento de Economia da Apas, avalia também que o aumento nas vendas no conceito todas as lojas tem relação direta com o crescimento orgânico das redes de supermercados. Já no conceito mesmas lojas o crescimento é atribuído à quantidade comprada pelo consumidor.
De janeiro a julho, as vendas avançaram 3,24% em todas as lojas e de 6,30% no conceito mesmas lojas, se comparado ao mesmo período do ano passado. O resultado no primeiro semestre reforça a perspectiva da entidade de encerrar este ano com crescimento de 5% sobre 2011, segundo Martinho.
Faturamento
O faturamento real dos supermercados paulistas, deflacionado pelo IPCA (IBGE) no conceito de todas as lojas, atingiu, em julho, alta de 2,91% em comparação ao mês anterior. Com relação ao mesmo período de 2011, a alta foi de 2,06% e, no acumulado do ano, a elevação foi de 3,45%. No conceito de mesmas lojas houve alta de 7,33% na comparação com o ano anterior e aumento de 2,32% na comparação mensal. No acumulado do ano a expansão foi de 6,51%.
Já o faturamento nominal em julho apontou aumento de 7,37% em relação ao mês de julho de 2011 no conceito de todas as lojas. Com relação à comparação mensal, houve aumento de 3,36% e, no acumulado do ano, o crescimento foi de 8,97%. No conceito de mesmas lojas houve elevação de 12,91% na comparação com 201, elevação de 2,76% na comparação mensal e crescimento de 12,21% no acumulado do ano.