PUBLICIDADE
Notícias

Semace discute licenças ambientais da Usina Solar de Tauá e do Cinturão das Águas

12:01 | 02/08/2012
A emissão das licenças prévias para ampliação da Central Geradora Solar Fotovoltaica Tauá e do projeto Cinturão das Águas do Ceará (CAC) serão tema de reunião ordinária no Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema). A reunião deve acontecer nesta quinta-feira, 2, na sede da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em Fortaleza.

Os técnicos do órgão ambiental deverão apresentar o parecer técnico elaborado a partir da análise do estudo ambiental de cada projeto, para que os conselheiros possam discutir e deliberar sobre os empreendimentos. Em caso de um posicionamento favorável do Coema, a Semace emitirá as respectivas licenças.

A Central Geradora Solar Fotovoltaica Tauá, de interesse da MPX Tauá Energia Solar Ltda, já possui licença da Semace para operar a usina com uma produção de cinco megawatts (MW) . Essa fase é referente à ampliação da capacidade de geração em 45 MW. O empreendimento será implantado em uma área total de 185,9 hectares, no município de Tauá.

O outro parecer diz respeito ao Trecho 1 (Jati-Cariús) do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), de Interesse do Governo do Estado, através da Secretaria dos Recursos Hídricos. Esta etapa terá uma extensão de 150 km, cruzando o território dos municípios de Jati, Porteiras, Brejo Santo, Abaiara, Missão Velha, Barbalha, Crato e Nova Olinda.

De acordo com o Relatório de Impacto Ambiental do CAC, o equipamento se constituirá em um sistema adutor com extensão total de aproximadamente 1.300 km, formado por um eixo principal e três ramais secundários, cuja finalidade é captar águas do São Francisco para todas as onze macro-bacias hidrográficas do Ceará.

Redação O POVO Online

TAGS