Rodovias e ferrovias terão R$ 133 bi em investimentos
Conforme o ministro, ao lado da criação de uma companhia para gerir o trem-bala, a nova etapa de atuação do governo amplia a escala dos investimentos públicos e privados em infraestrutura. "Falamos em ferrovias e rodovias, destacando a duplicação dos principais eixos rodoviários do País", disse. "Se precisamos reforçar nossa condição institucional, isso se faz a partir de planejamento e logística", acrescentou.
Segundo o ministro, o programa de logística prevê investimentos em ferrovias de R$ 91 bilhões em 10 mil quilômetros de trilhos, sendo que R$ 56 bilhões serão em investimentos nos primeiros cinco anos e outros R$ 33 bilhões entre o 5º e o 30º ano de sua execução. Nove lotes de rodovias, informou, serão concedidos à iniciativa privada. "São grandes corredores que se articulam com outras importantes rodovias do Brasil."
Os trechos são: BR 101, na Bahia; BR 262, no Espírito Santo e Minas Gerais; BR 153, em Tocantins e Goiás; BR 050, em Goiás e Minas Gerais; BR 163, no Mato Grosso; BR 163/BR 262/BR 267, no Mato Grosso do Sul; BR 060, no Distrito Federal, e BR 153, em Goiás e Minas Gerais; BR 262 em Minas Gerais; BR 116 em Minas Gerais; BR 040 no Distrito Federal, Goiás e em Minas Gerais.
Portos e aeroportos
Paulo Passos também informou que a intenção do governo com o Programa de Investimento em Logística: rodovias e ferrovias é baratear o custo dos transportes no País e que, disse, nas próxima semanas, haverá novo anúncio, relacionado a aeroportos e portos.
Passos disse que nesta quarta-feira o País dará um passo adiante, rumo a uma nova etapa, ao restabelecer a capacidade de planejamento integrado de transportes, integrando rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos, articulando as cadeias produtivas do País. "Temos a convicção de que a logística eficiente é fundamental para o desenvolvimento", afirmou "A cadeia de modais de transporte precisa se integrar com as cadeias produtivas no País."
O ministro reiterou que o País precisa de uma malha rodoviária e ferroviária eficiente e competitiva. "Após 20 anos, o PAC veio para fazer obras que já deveriam ter sido feitas."