PUBLICIDADE
Notícias

Produção industrial aumentou em julho, mostra sondagem da CNI

Índice ficou em 51,1 pontos em julho, ante 45,5 pontos em junho; valores acima de 50 indicam avanço da atividade

16:20 | 21/08/2012
A atividade da indústria brasileira avançou em julho, de acordo com a pesquisa Sondagem Industrial divulgada nesta terça-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice de produção industrial ficou em 51,1 pontos em julho, ante 45,5 pontos em junho. O indicador varia de zero a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 representam aumento da produção. O índice registrado em julho do ano passado foi de 50,1 pontos.

Segundo a CNI, apesar de a produção industrial estar pouco acima da linha de 50 pontos, o cenário para o setor no início do segundo semestre é o mesmo dos seis primeiros meses do ano: “de fraca atividade industrial”.

“A utilização da capacidade instalada continua abaixo do usual para o período, os estoques cresceram – pelo terceiro mês seguido – e o processo de escoamento dos estoques indesejados segue de maneira lenta”, afirma a CNI no documento.

O indicador de número de empregados na indústria melhorou em julho, segundo a pesquisa, embora ainda o índice de evolução do emprego ainda tenha ficado abaixo dos 50 pontos, em 48,5 em pontos. No entanto, a retração no número de vagas é menor do que a verificada em junho (47,2 pontos).

O porcentual médio de utilização da capacidade instalada (Nuci) passou de 72% em junho para 73% em julho. O índice de utilização de capacidade efetiva-usual, que considera o Nuci comum para o mês, ficou em 43,4 pontos em julho, ante 41,8 pontos em junho.

O índice de evolução de estoques ficou em 51,4 pontos, abaixo dos 51,5 pontos de junho. Já o índice de estoque efetivo em relação ao planejado se manteve superior aos 50 pontos em julho, ficando em 52,5 pontos, o mesmo registrado em junho. Nesse caso, marcas acima de 50 pontos representam acúmulo de estoques indesejados.

Exportações

A pesquisa da CNI mostra que o otimismo da indústria brasileira quanto às exportações cedeu na passagem de julho para agosto, mas ainda assim está acima do registrado no mesmo período do ano passado.

De acordo com a pesquisa, o indicador que mede a expectativa com relação ao volume de vendas para o exterior caiu em agosto para 52,4 pontos, ante 53,9 pontos de julho. Em agosto do ano passado, o índice registrado foi de 48,3 pontos. O índice varia de zero a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos representam otimismo.

Já as expectativas dos empresários industriais quanto à demanda para os próximos seis messes se manteve praticamente estável em 58,5 pontos, ante 58,4 pontos de julho. Em agosto de 2011, porém, esse índice estava em 61 pontos. As informações são do site Valor Econômico.
Redação O POVO Online

TAGS