PUBLICIDADE
Notícias

Preço do aluguel sobe 11,8% em um ano em São Paulo

07:29 | 16/08/2012
O valor dos contratos de locação de imóveis residenciais na cidade de São Paulo subiu 11,87% nos últimos 12 meses encerrados em julho, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo Sindicato da Habitação (Secovi-SP). O resultado acumulado em um ano confirmou a trajetória de desaceleração verificada nos últimos meses e é o menor registrado pela pesquisa desde outubro de 2010, quando atingiu o patamar de 11,77%.

"Apesar da alta acumulada ainda ser superior aos principais índices de inflação, observa-se uma nítida tendência de desaceleração dos preços dos contratos de locação residencial", afirmou em nota Walter Cardoso, vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi-SP. Nos últimos 12 meses, a inflação medida pelo IPCA foi de 5,2%.

Na comparação mensal, o valor dos contratos de aluguel ficou praticamente estável em julho ante junho, com variação de 0,1%. No mês passado, os imóveis que tiveram o maior aumento foram os de dois dormitórios, que apresentaram alta média de 0,3%.

O tipo de garantia mais frequente para locação em julho foi o fiador, responsável por quase metade (47%) dos contratos. O depósito de até três aluguéis também foi utilizado em 32,5%, seguido pelo seguro-fiança, em 20,5%.

O tempo médio para locação de casas e sobrados foi de 11 a 31 dias, enquanto o de apartamentos foi de 18 a 38 dias.

TAGS