PUBLICIDADE
Notícias

Participação do consignado voltou a crescer em 2012

12:25 | 30/08/2012
O chefe do departamento econômico do Banco Central, Tulio Maciel, disse nesta quinta-feira que a participação dos empréstimos consignados no crédito pessoal total voltou a crescer em 2012, após recuar em 2011, e se aproxima novamente de 60% do total. Ele disse ainda que isso reflete a retomada do crédito ao consumo.

Maciel afirmou que a queda significativa nas concessões de crédito em julho reflete o fato de ser um mês sazonalmente fraco, por causa do período de férias. Ele destacou ainda que houve queda na média de concessões de crédito para compra de veículos, depois do salto registrado no mês anterior, o primeiro após o corte de imposto anunciado pelo governo.

Maciel destacou que houve aumento significativo no valor da entrada dada pelos consumidores na compra a prazo de veículos. Em dezembro de 2010, segundo dados do próprio BC, os clientes financiavam, em média, 85% do valor do veículo, pagando 15% de entrada. O dado de julho deste ano mostra, na média, o pagamento de 30% de entrada, com os 70% restantes sendo financiados.

TAGS