PUBLICIDADE
Notícias

País criou um dos maiores mercados de consumo, diz Dilma

12:03 | 15/08/2012
A presidente Dilma Rousseff destacou nesta quarta-feira que o Brasil criou um dos maiores mercados internos de consumo do mundo. "Tornamos o País menos desigual, apesar de restar muito trabalho para todos nós aqui fazermos", comentou a presidente durante a cerimônia de divulgação do Programa de Investimentos em Logística: rodovias e ferrovias. "Resistimos às pressões das crises que vêm assolando países desenvolvidos. Nosso modelo deu certo e será preservado. E preservá-lo significa aprofundá-lo", afirmou.

Dilma enfatizou que o aprofundamento do modelo consiste em estabilidade macroeconômica, crescimento e ascensão social. "Há 10 anos estamos construindo um País mais justo. Para continuarmos, deve ter economia cada vez mais competitiva, com mais infraestrutura e custo Brasil reduzido". Ela destacou que o custo Brasil atualmente é diferente do de 2003, que, segundo a presidente, era de 1.000%. "Tínhamos de computar isso em todos os projetos de infraestrutura. Estava fora de todos os parâmetros", avaliou.

Ter uma economia mais competitiva, na opinião da presidente, significa ter custos mais baixos. "Por isso estamos olhando infraestrutura. Não é só porque é necessário ampliar investimos para assegurar emprego, mas programa também é porque precisamos contratar caminho da construção de infraestrutura que possa contar com tarifas mais módicas", disse. "Estamos fazendo a defesa da tarifa mais barata possível. Mas temos de levar em conta também as nossas características, a atratividade para empresários e queremos o menor custo para quem produz para assegurar mais e melhores empregos", comentou.

Vôlei

A presidente Dilma Rousseff comparou os desafios de crescimento do País para os próximos anos com as adversidades enfrentadas pela seleção feminina de vôlei, que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2012, no último sábado. "Sempre priorizamos os interesses do País, da inclusão e da nossa população. Quero fazer analogia entre o país que queremos construir e o desempenho da nossa seleção de vôlei feminino", disse, acrescentando que acompanha de perto esse esporte por também já ter sido jogadora de vôlei.

"As meninas da seleção são exemplos de dedicação. Ao mesmo tempo em que jogam com paixão também sabem jogar com a cabeça, sendo capazes de persistir sempre e sendo capazes de virar uma situação adversa", completou, comparando essa capacidade à do povo brasileiro em superar barreiras e dificuldades.

Dilma também lembrou que o Brasil já é o "País Olímpico" desde o encerramento dos jogos em Londres e está na contagem regressiva para 2016. "Temos de ter logística eficiente para sermos uma economia mais competitiva. Diante das dificuldades internacionais, temos de continuar garantindo emprego e renda para população. E precisamos ser um país com taxas de crescimento compatíveis com a nossa necessidade de distribuição de renda", concluiu.

TAGS