PUBLICIDADE
Notícias

Obras do Castelão vão sediar manifesto pelo trabalho seguro

12:12 | 14/08/2012
Na próxima sexta-feira, 17, instituições vão realizar manifesto pelo trabalho seguro no terreno onde acontecem as obras da Arena Castelão. A obra emprega mais de 1.500 operários e não registrou nenhum acidente grave ou fatal desde o início do projeto. A organização é do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) e outras 25 instituições.

De janeiro a julho deste ano, três famílias de trabalhadores cearenses solicitaram ao Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) o pagamento de pensão por morte em consequência de acidentes de trabalho.

Entre 2006 e 2010, os acidentes cresceram 103% no Ceará, de acordo com a Previdência Social. Foram 5.965 acidentes de trabalho em 2006 e 12.135 em 2010. No Brasil, 720 mil ficaram feridos em 2010 e outros 2.712 trabalhadores morreram em decorrência de acidentes de trabalho. Destes, 68 no Ceará.

Autoridades e famosos vão vestir equipamentos de proteção individual para alertar os trabalhadores sobre segurança no trabalho. Entre eles estará o cantor Fagner, o governador Cid Gomes, o ministro João Oreste Dalazen, a desembargadora Roseli Alencar e, a confirmar, os jogadores Raí e Bebeto.

“Queremos que cada um desses operários do Castelão seja porta voz da importância de zelarmos pela segurança e saúde do trabalhador”, explica a presidente do TRT/CE, desembargadora Roseli Alencar. Ela afirma que um dos objetivos do ato público é vencer a desinformação, a negligência e a falta de prevenção, principais aliadas dos acidentes de trabalho.

Construção civil

A construção civil é o segundo local de trabalho onde mais ocorrem acidentes. De cada 100, pelo menos seis envolvem pedreiros, serventes e outros trabalhadores de canteiros de obras.

Em primeiro lugar aparecem operadores de robôs e condutores de equipamento de cargas, que são 10 de cada 100 vítimas de acidentes laborais. Os ferimentos, fraturas e traumatismos no punho e mão são os tipos mais comuns de acidentes, com 22%. Em seguida aparecem as dores nas costas, com 6%.

Serviço:
Ato Público pelo Trabalho Seguro
Local: Estádio Castelão (Entrada pela Avenida do Contorno)
Data: Sexta-feira (17)
Horário: 10h

Redação O POVO Online

TAGS