PUBLICIDADE
Notícias

Mercado mundial de tablets cresce 66% no trimestre

15:08 | 02/08/2012
Impulsionado por um desempenho recorde da Apple, o mercado mundial de tablets superou as expectativas e atingiu a marca de 25 milhões de unidades vendidas no segundo trimestre, segundo dados preliminares de pesquisa divulgada hoje pela consultoria IDC.

O volume representa um crescimento de 34% em relação ao primeiro trimestre e de 66% na comparação com o mesmo intervalo de 2011. O estudo com os dados consolidados será divulgado no fim do mês.

“A Apple encerrou o trimestre com o melhor total de vendas na história do iPad, superando até mesmo o volume impressionante registrado no quarto trimestre do ano passado”, afirmou Tom Mainelli, diretor de pesquisas de dispositivos móveis conectados da IDC. O analista destacou que, embora as vendas do iPad venham registrando um início de desaceleração em mercados maduros, o crescimento da demanda pelo dispositivo em outras regiões vem compensando esse declínio.

Entre abril e junho, a Apple vendeu 17 milhões de iPads, ante 11,8 milhões de unidades no primeiro trimestre e acima do recorde anterior de 15,4 milhões de dispositivos, registrado no quarto trimestre de 2011. Com o número do segundo trimestre, a companhia americana atingiu uma participação de 68,2% no segmento, contra 61,5% há um ano. O crescimento do volume de vendas da empresa, na comparação anual, foi de 84,3%.

A IDC ressaltou que a Apple não foi a única empresa a apresentar um forte crescimento no período. Quatro das principais fabricantes viram suas vendas avançarem no intervalo. A Samsung, por exemplo, teve um salto de 118% nas vendas, passando de 1,1 milhão de tablets há um ano para 2,3 milhões no trimestre. Esse índice conferiu à companhia sul-coreana uma participação de 9,6%.

Na terceira colocação, logo atrás da Samsung, a Amazon computou um total de vendas de 1,2 milhão do Kindle Fire, lançado no fim do ano passado. A participação da companhia ficou em 5%. A Asus, por sua vez, vendeu 855 mil tablets e atingiu um crescimento de 116%, com uma fatia de 3,4%.

Entre os cinco primeiros colocados no ranking de fabricantes, a taiwanesa Acer foi a única companhia a registrar um declínio na comparação anual. A empresa alcançou um volume de vendas de 385 mil tablets, ante 629 mil um ano antes. A queda foi de 39%, com a participação da companhia no setor passando de 4,2% para 1,5%.

Na avaliação da consultoria, a competição no mercado de tablets ganhará força no segundo semestre. Além de novos modelos da Amazon e da Apple, a IDC projeta uma forte movimentação com a chegada de tablets baseados no Windows 8, nova versão do sistema operacional da Microsoft. As informações são do Valor Econômico.
Redação O POVO Online

TAGS